Apr 16, 2007

Os legumes

Um dos grandes dramas de se viver sozinho é, sem dúvida, os legumes. Para quem gosta de uma alimentação equilibrada, quando se vai ao supermercado apetece sempre comprar uns vegetais para salada ou sopa. Enquanto quando se compra fruta dá para se comprar apenas duas maças, duas laranjas e uma mão cheia de nêsperas, nos vegetais a coisa torna-se mais difícil. É que uma alface inteira, um molho de brócolos ou de nabiças dão para alimentar uma família inteira. Mas quando se cozinha para um, o que é que se pode fazer? Cozer o molho todo de grelos e andar uma semana inteira a comê-los de todas as formas e feitios - leite com café e torradinha de grelos pela manhã, bifinho com grelos ao almoço e sopa de grelos ao jantar?

E depois, há a parte dois. Quem vive sozinho acaba por não comer em casa todos os dias. Talvez coma dia sim, dia não - entre família e amigos, pouco se pára em casa e quando se janta em casa, acaba por ser uma sopa e uma tosta, ou assim. Ou seja, seja qual for o tipo de vegetais que se comprou na semana anterior, ao fim de uma semana é indiferente: tem-se uma plantação de fungos na gaveta do frigorífico. Já pensei em contactar a indústria farmacêutica e doar os meus vegetais para a produção de antibióticos, porque detesto deitar comida fora…

Uma dica para quem já se debateu no supermercado com este problema: no Corte Inglês o supermercado tem embalagens de legumes para uma pessoa. Caríssimas mas mini: noutro dia vi até uma mini embalagem com um pé de brócolo e um pé de couve-flor. Estes espanhóis vão muito à frente dos tugas no que toca o conhecer as necessidades da população pseudo-jovem e independente: o pé de couve-flor vai estragar-se à mesma (afinal, quem é que da geração dos trintas cozinha couve flor??), mas o mercado alvo sente-se sensibilizado por terem pensado neles e compra.

7 comments:

pp said...

Pois, eu compreendo-te tenho o mesmo dilema, enfim, tento compensar a falta de ingestão de legumes ao jantar, na hora de almoço. Mas tenho um saquinho de vegetais, congelados é certo, no frigorifico...just in case.
Ainda sexta passada estive no EL Corte e realmente desconhecia essa facilidade :), vou estar mais atento :)

M said...

Não sei se aí existe..mas por cá existe uma coisa óptima: o Knorr vie. Shots de fruta e legumes. Não é a mesma coisa mas ao preço de tudo nesta terra..pelo menos estes tem um prazo de vida alargada e nao tenho que deitar fora...

MIN said...

E que tal irem a uma mercearia e compram o que querem, a quantidade que querem e nem tem que ser couve-flor, nem nada!
Kiss darling!

Bee said...

pp, pois, eu também tento resolver com o saquito de espinafres congelado...que não costuma degenerar noutros vegetais menos apeteciveis!

maggy, acho que chegou a Portugal à pouco tempo, vi um anúncio na tv a isso e achei que tinha de experimentar. Qualquer dia já não se compram legumes mas comprimidos que os substituem...

min, esse era o meu sonho, mas o horários das mercearias não é compatível com o meu :-(

Bjs a todos

GoncaloCV said...

melhor fazer sopas de vários legumes e guardar em unidades de congelação

cilinha said...

Comprar umas sopas sem batata nas amoras ,é uma boa opção para ter no congelador ......

Catwoman said...

as sopas sou eu que faço.Mega panela e depois congelo para qdo nao tenho pachorra.
Agora esta mania dos super de obrigarem uma pessoa a comprar 6 cebolas ou um saco de 10k de batatas irrita-me.