Jan 2, 2007

Superstições do fim-do-ano

Estava eu às 23h58 de dia 31 de Dezembro em cima de uma cadeira, sobre o pé direito, com doze passas numa mão (que por sinal detesto...) e uma nota de 20 euros na outra que estava a agarrar o copo, para tentar engolir doze passas ao mesmo tempo e a fazer uma lista dos 12 desejos que ia pedir com as dozes badaladas, sem esquecer o pormenor de às 00h00 saltar da cadeira e aterrar no chão sem partir uma perna, quando dei por mim a olhar para a figura dos outros e a pensar "mas por que raio é que eu faço estas figuras??"

Claro está que a meia-noite chegou, engoli as doze passas a custo e por pouco não ia a nota dos vinte euros também, consegui pedir o mesmo desejo três vezes e esqueci-me dos outros 11, saltei da cadeira com dificuldade para não acertar em cima da grávida de 6 meses que estava ao meu lado e pronto. O novo ano chegou, cumpri as superstições existentes - que eu conheça, por favor se sabem mais não me digam, sob pena do ritual da passagem de ano se tornar impossível de cumprir! - Mas sinceramente nem sei porque é que as continuo a fazer.

Não sou uma pessoa supersticiosa, embora confesse que tenho uma pedra com íman atrás da porta da rua que veio da Turquia e que supostamente afasta o mau-olhado. Mas à parte desta pequena fraqueza e deslize no mundo do oculto e das superstições, não evito passar por baixo de uma escada, nem tenho um badagaio se um gato preto passar à minha frente, muito menos tenho algum problema de passar o sal na mesa sem o pousar primeiro.

Então porque o faço? Acho que como se tratam de superstições que podem influenciar um ano inteiro - pior só mesmo partir um espelho que dá direito a uma praga de 7 anos - ter 365 dias que podem correr mal porque não fizemos todos os passos necessários soa no mínimo a um filme de terror. Não acredito, mas todo o santo aninho lá estou eu feita parva em cima de uma cadeira!

P.S. Quando estava em salto encarpado da cadeira, alguém me perguntou se tinha vestido umas cuecas azuis, porque parece que dá sorte também. Pronto. Lá se vai a minha felicidade plena desejada para 2007. Nota mental: comprar no próximo Natal uma lingerie azul para estrear na passagem de ano!

3 comments:

GoncaloCV said...

teoricamente ainda existem, que eu me lembre, dois rituais: vestir sempre uma peça de roupa nova para a passagem de ano, de forma a começar o ano com algo novo (a das cuecas azuis não conhecia) e bater com umas panelas (o barulho afasta os maus espíritos).

Bjs

Bee said...

G!, acho que a da peça de roupa nova não se aplica à passagem do ano mas sim ao primeiro dia do ano, mas vou investigar o tema. Quanto às panelas, definitivamente a felicidade plena pedida para 2007 vai ficar a meia haste dado ao esquecimento do afastamento dos maus espíritos!

Bjs

Catwoman said...

este ano eu e o g nao fizemos nada dessas coisas que tb acho ridiculas, só a da nota porque o meu pai me obrigou!lol