Jan 11, 2007

Mau feitio ou Exigente?

Já muitas vezes me disseram que eu tenho mau feitio, refilo muito e que sou torta. Se metade das vezes posso concordar com esses comentários, nomeadamente no campo pessoal, no que toca todo o resto, não concordo!

Refilo muito, é verdade, mas a grande maioria das vezes que refilo tenho razão. Se vou jantar a um restaurante, peço um bife mal passado e o bife vem bem passado, vou ficar calada na mesa a comer uma carne esturricada, só para não ver as trombas que o empregado do restaurante vai fazer quando mandar o bife para trás? Se vou a uma conservatória, a uma repartição de finanças ou outro local do género, estão lá 50 pessoas à espera de ser atendidas e, 1 hora e tal depois, a funcionária que está a atender decide pôr-se ao telefone com uma amiga, a falar sobre o que o José António lhe disse ou deixou de dizer, eu não digo nada porquê? Para não lhe incomodar o momento de lazer que ela está a ter em pleno dia de trabalho?

A maioria das pessoas não diz nada, porque não está para se chatear ou para ter uma discussão, porque não tem paciência para isso e sabe que a reacção do(a) funcionário(a) é sempre muito boa: “A senhora desculpe mas eu ouvi-a, com estes ouvidinhos que um dia a terra há-de comer, a pedir o bife bem passado“ ou então, enquanto olha para a sola de sapato que está no seu prato “mas está mal passado, ainda queria menos??”.

Aqui sim, se após reclamar a reacção do outro lado é deste género, entra a parte do mau feitio da minha personalidade – é que eu não tenho problema nenhum de, educadamente (e às vezes não tão educada assim…) armar um barraco no estabelecimento em causa!

Chamadas de gerentes é mato (do XL ao McDonalds…hehehe), livro de reclamações também, cartas de protesto formal para os donos dos estabelecimentos e outras medidas adequadas em função do mau serviço prestado. Pode parecer excessivo, mas não é. Sou é exigente – se estou a pagar a alguém, ou se esse alguém é pago por outrem, para prestar um serviço, não o deveria fazer com qualidade, como deve de ser?

O problema é que a maioria da malta reclama muito nas costas, diz mal de tudo mas, quando está frente a frente intimida-se e esquece todas as reclamações que tem para fazer, come um pexum com 5 dias no restaurante japonês n.º 39 que abriu em Lisboa e, quando o chef lhe pergunta se estava tudo bom, com um sorriso amarelo na cara vai dizer que nunca comeu melhor peixe em toda a sua vidinha! …

3 comments:

MIN said...

Já somos duas.
Tb me farto de reclamar e por escrito!
Kiss

GoncaloCV said...

eu não reclamo muito, verdade seja dita, só mesmo quando há situações que ultrapassam os limites que dependem muito do meu humor naquele momento..

mas normalmente sou um gajo pacífico, só no que toca os restaurantes é que se a comida não tiver como gosto digo e reforço e sublinho se fôr preciso.

Quanto ao telefonema da funcionária nunca me aconteceu, mas presumo que esperaria 1 ou 2 mn para ver se acabava e depois dizia qualquer coisa.

tu tens ótpimo feitio, és uma santa...

Bee said...

min,

Fazes bem; se formos cada vez mais a reclamar (com razão!) pode ser que não seja preciso fazê-lo tantas vezes...

g!, já assisti à cena do restaurante, és muito mais comedido que eu alguma vez seria...à pergunta de "estava tudo bem?" respondeste com um ar calmo e muito simpático "estava tudo óptimo, mas para ser sincero, digo-lhe que as batatas estavam frias" seguido de um sorriso. Ora se eu fosse o empregado ficaria na dúvida se estavas a reclamar ou se estavas a brincar!!

Bjs