Jan 4, 2007

A raça dos empreiteiros...

Após as festividades do Natal e do Ano Novo, voltei à carga, ou devia antes dizer à saga, das obras da minha casa.

Quando pedi orçamentos para obras a 6 empreiteiros, com caderno de encargos discriminado e tudo, um mês depois quantos é que me tinham entregue o seu orçamento? Pois, é difícil de acertar: nenhum! Tive de andar literalmente a persegui-los, choramingar, implorar, pedir o grande favor para me entregarem os orçamentos e, mesmo assim, só o consegui de 5 (os quais iam dos 14.500 aos 39.800 euros para a mesmíssima obra) e houve um sexto que tenho a certeza que memorizou o meu número no telemóvel e nunca atendeu as chamadas! Quase fiquei na dúvida se eu ia mesmo pagar-lhes pelo trabalho ou se me iam dar uma borla e eu não sabia, tendo em conta a boa vontade dos senhores...

Houve um dos empreiteiros que me deu o orçamento pelo telefone (o dos 14.500 euros, óbvio) e quando lhe perguntei o prazo da obra, respondeu-me "Ó minha senhora, eu cá não gosto de dar prazos, isto é assim, eu vou para lá, vou fazendo a obra, com o meu tempo e, quando acabar, acabei." tive que conter uma gargalhada ao imaginar a cena horrífica do empreiteirozinho, sozinho no meio dos escombros da minha casa com um pincelinho na mão, eu ao lado dele de pincelinho também para ver se a coisa ia mais depressa porque gostava de lá estar antes do final de 2007!

Chegada à fase da decisão, usei um critério de escolha muito útil na república portuguesa chamado "qual deles é o menos mau". Adjudiquei a obra e agora cheguei a uma fase muito mais divertida, denominada "como azucrinar um empreiteiro" - é que o senhor escolhido não sabe ainda mas, do lado de cá, tem uma advogada e das chatas que está neste momento a desmontar o orçamento rubrica por rubrica e a elaborar um contratozito com cláusulas especiais feitas com muito carinho!

3 comments:

Catwoman said...

muito bom, é mesmo assim, em tudo!
Só tenho um conselho para ti:
Nao uses o critério do "qual deles o menos mau" para "outras" coisas...
mais vale esperar por um "bom" e ter uma "obra" bem feita ;)
bjs!

Bee said...

Está descansada! O critério do menos mau é aplicado nalguns campos mas não em todos...lol

Bjs

GoncaloCV said...

pois...

existem claúsulas amorosas hoje em dia que se prendem com o prazo excessivo relativamente ao acertado. tenho um colega que à conta dissa já vai poupar milhares de contos na obra da casa...que se atrasou 6 mêses.

é óbvio que só agora que a casa terminou é que ele se vai sentar com o empreiteiro e dizer...portanto vamos à claúsula quinta....

quanto ao menos maus também é válido para ditadores, políticos e transportes públicos.

bjs