Nov 9, 2007

Onde está o civismo?

Segurança Social, hora do almoço. 30 pessoas à minha frente. Está um velhote à espera da sua vez, sentado numa cadeira, daqueles todos tortos com uma bengalinha. Apita para o n.º 397 e éa vez dele. Levanta-se a custo mas a meio do percurso um homem de 40 e tal anos passa-lhe à frente, em conivência com o funcionário do guichet, claro. O velhote tenta protestar, baixinho, mas é ignorado. Uma senhora chama a atenção do funcionário que a ignora e perante a sua insistência, é mandada calar. Resultado: pequeno motim na segurança social. A populaça aos urros e apupos "ordinários, nem os velhos de torcida (NT: a corcunda do velhinho) respeitam, pá!", "é bem feita que não sejam aumentados mais que a inflacção, pá!" e os funcionários aos gritos de volta "quanto mais gritarem menos atendemos", "não vêm que este senhor (que por sinal, nem tinha senha nem nada) estava à frente?" e ainda a pérola "gritem, gritem, que eu cá atendo pela ordem que quiser!".

Estava eu a ver o caso muito mal parado (as cadeiras não tinham o ar de serem moviveis, por alguma razão deve ser assim...), quando o guichet do lado vagou e o velhinho avança. Neste momento, diz-lhe uma funcionária em voz alta: "o senhor para a próxima não tire senha nem fique à espera (já lá estava há uma hora e meia segundo a senhora da cadeira ao lado da minha) porque como é idoso, tem prioridade e passa à frente de toda a gente!".

A cena foi de tal maneira surreal, que após 10 segundos de silêncio, as trinta pessoas que estavam à espera, incluindo moi meme, desataram a rir pelo absurdo da coisa. Como se viu, os senhores funcionários públicos da Segurança Social levam muito a sério esta regra: com eles, os velhinhos têm o seu atendimento prioritário assegurado...

3 comments:

GoncaloCV said...

uma vergonha é o que é...

e depois ainda dizem que os fúncios estão melhor, mais eficientes, mais simpáticos... o tanas...

pp said...

Isto está a saque...

beijinhos

M said...

lolol.. não tenho vindo aqui muitas vezes..mas hoje vim e tive um ataque de riso...hahahaha queria ter visto o pequeno motim! beijinhos!